IR Solidário: organize seu final imposto e faça uma doação

A temporada da entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF está a todo vapor ...

A temporada da entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF está a todo vapor e as atividades quando realizadas com planejamento financeiro, podem trazer, além de lucro, um pouco mais de tranquilidade e também a oportunidade de praticar a solidariedade, beneficiando quem mais necessita.

Neste sentido, é possível fazer uma doação, optando pelo formulário de modelo completo na hora da prestação de contas. Trata-se do Imposto Solidário.

Além de um ato de solidariedade, a doação de parte do Imposto de Renda faz parte da cidadania. Nas destinações para crianças, adolescentes e idosos, por exemplo, atualmente, são 420 instituições cadastradas no Funcriança e 222 instituições de idosos que podem receber recursos do Fumid.

Para os interessados em praticar o bem, há uma conta, aberta em instituição financeira pública, vinculada ao respectivo fundo, característica para aplicar os recursos diretamente.

Passo a passo

Há possibilidades de destinar até 6% – para um único fundo – ou 3% para cada um dos fundos. Para isso, basta seguir o cronograma abaixo:

1 – Optar pela declaração no modelo completo.

2 – Preencher a guia Doações diretamente na Declaração, onde há uma aba chamada “Criança e Adolescente” e outra chamada “Idoso”.

3 – Automaticamente, o sistema calcula o valor a ser destinado ao fundo.

4 – Ao final, o programa emitirá um Documento de Arrecadação de Receitas Federais – Darf especial para esses valores.

5 – O contribuinte deve quitar o Darf, que será descontado do total devido, antes do fim do prazo de entrega da declaração, que neste ano termina em 31 de maio.

6 – No imposto a restituir, o valor é somado à restituição que será paga pelo governo nos lotes.