Como definir metas estratégicas realistas em seis passos

Planejar e estabelecer metas são fundamentais para um crescimento pessoal e profissional. Pensando nisso, o Geração SESI SENAI preparou seis passos essenciais para te ajudar a definir as metas anuais

Planejar e estabelecer metas são fundamentais para um crescimento pessoal e profissional. Porém, é importante estabelecê-las de uma forma estratégica para que não se tornem um empecilho. Metas bem definidas podem ser importantes para o desenvolvimento de hábitos que sejam benéficos não apenas para o cumprimento do objetivo, como para toda a vida ou contexto profissional.

Pensando nisso, o Geração SESI SENAI preparou seis passos essenciais para te ajudar a definir as metas. Confira:

1. Mais qualidade e menos quantidade

Ter objetivos demais pode acabar sendo uma tarefa frustrante. Por isso, é importante focar nas principais metas, naquelas que são mais importantes para atingir os objetivos estabelecidos. Com o passar do tempo e após adquirir mais experiência, será possível assumir mais metas de uma só vez sem prejudicar os resultados.

2. Imaginar cenários reais

É extremamente importante estabelecer objetivos realistas, principalmente para as pessoas que têm dificuldades na mudança de hábitos e atitudes. Concretizar metas alcançáveis pode ajudar as pessoas a se prepararem para enfrentar desafios maiores. Por isso, é necessário evitar projeções muito otimistas.

3. Definir prazos plausíveis

Metas simples podem se encaixar em prazos curtos. Entretanto, metas complexas podem exigir prazos maiores. Mas, qual é o prazo ideal para cada objetivo? Para descobrir, é fundamental que o tempo necessário para atingir tal objetivo seja levado em consideração na hora de traçar a meta. Vale ressaltar que prazos muito longos também podem atrapalhar a sensação de conforto de ainda ter muito tempo sobrando.

4. Menos é mais

Para atingir as metas, será necessário renunciar a certos hábitos, ações e atitudes. Por isso, é importante eliminar hábitos ou tarefas que vão contra os objetivos propostos. Ou até mesmo recusar e não assumir compromissos que possam sobrecarregar a rotina produtiva. Assim, sobra mais tempo para focar nas metas.

5. Utilize o método SMART

O método foi criado para a definição de metas de forma objetiva e clara e pode ser aplicada tanto em metas pessoais como nas profissionais. As metas devem seguir os conceitos representados por cada letra. Veja no quadro abaixo:

6. Avalie o progresso

Verificar o andamento dos objetivos é fundamental para manter o foco e motivação durante todo o processo. Assim, é possível saber se as ações estão sendo efetivas ou não. Se o progresso está acima do esperado, é preciso apenas manter o que está sendo feito. Contudo, se for abaixo será necessária uma mudança nas atitudes ou até mesmo uma intensificação das ações realizadas.